top of page

Conheça o processo de produção dos acessórios da Fiando Ideias

Atualizado: 13 de jan. de 2020

Oi! Vou te contar aqui um pouco sobre o processo de produção dos acessórios da Fiando Ideias. Toda a lã que utilizo na produção das peças é de reaproveitamento de fios de um ateliê de tecelagem artesanal. Para retirar a peça tecida do tear é preciso cortar as pontas dos fios presos na urdidura. Essas aparas de fios são curtas para serem utilizadas na tecelagem ou mesmo em outras técnicas como o tricô e o crochê e acabam sendo descartadas. O Ateliê Vera Junqueira, que me fornece esses resíduos de fios, entende que esse é um material nobre e rico em possibilidades e sempre procurou encaminhá-lo para quem soubesse aproveitá-lo da melhor forma. A Fiando Ideias se propôs a dar um novo caminho para esse material, que por si só já é lindo e traz muita inspiração.

Agora você já sabe de onde vem a principal matéria prima da Fiando Ideias. Vou te mostrar como é o processo de preparo do material antes de ser transformado em colares e brincos

Nessa sequência de imagens é possível ver como é o fio que recebo. Às vezes são fios finos, outros são mais compridos, torcidos ou não. Depois de selecionar por cores e espessuras eu cardo os fios mais grossos. Cardar é o processo de abrir o fio em mechas soltas, como você pode ver nas fotos. A carda é aquele pente de cerdas de metal bem duras.





Depois de transformar o fio em mechas de lã, a etapa seguinte é a feltragem. Eu tenho um jeito bem particular de realizar essa etapa, mas basicamente, a feltragem consiste em modelar a lã em bolinhas utilizando água e sabão. Simples, mas trabalhoso.

Algumas contas são bordadas à mão com agulha simples ou com uma agulha especial de feltragem. No vídeo estou usando uma agulha de feltragem.





Depois de modelar e bordar as bolinhas vem o processo de montagem de cada colar e brinco. Adoro brincar com as cores. Esqueci de dizer que as cores da lã são feitas a partir de tingimento artesanal, etapa que é realizada pelo Ateliê da Vera Junqueira. São cores belíssimas!


É isso! A Fiando Ideias utiliza como matéria prima principal fios de lã de ovelha reaproveitados de um ateliê têxtil. A lã de ovelha já é uma matéria prima que traz em seu processo de produção, beneficiamento e descarte a sustentabilidade (falarei mais sobre o processo da lã em outro post) e no ateliê da Fiando Ideias esse valor é ainda mais potente por utilizarmos resíduos desse material.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page